É hora de Ação-Reinvenção!

Foto Workshop Ação Reinvenção Revoada

Taí duas palavras que tem tudo a ver com a Revoada: ação, porque acreditamos que só falar ou criticar não resolve muita coisa, é preciso agir, mudar, movimentar, certo?! E reinvenção, porque nos tempos que vivemos hoje é preciso mais do que inventar coisas novas é preciso reinventar o que já existe no mundo, pois estamos vivendo uma época de muitos excessos. Faz sentido pra vocês? Pra gente faz bastante sentido e por isso batizamos a nossa consultoria de “Ação-Reinvenção”.

Pra quem ainda não sabe ou não acompanhou os posts anteriores, a Revoada ao longo dos seus cinco anos de vida (quase seis), tem atuado em três frentes diferentes e complementares:

  1. Uma marca de moda sustentável;
  2. Uma linha de presentes corporativos;
  3. Uma consultoria para as empresas e indústrias.

E é sobre a consultoria que queremos falar neste post.

A consultoria Ação-Reinvenção nasceu durante o nosso contato com as indústrias e empresas para apresentar nossa linha de presentes corporativos. Com o tempo notamos o interesse crescente que as pessoas tinham sobre a forma como a Revoada atua no mundo. Perguntas sobre como colocar em prática a Economia Circular e como reutilizar resíduos para fazer novos produtos rendiam longas e prazerosas conversas com os nossos clientes corporativos. E foi então que percebemos que esta troca era uma grande oportunidade para a Revoada inspirar outras organizações a repensarem seus processos, uma ótima oportunidade para agir e reinventar.

E como funciona a consultoria Ação-Reinvenção? Dá uma olhada na imagem desta mandala:

Essa mandala é a nossa ferramenta de trabalho e, como adoramos nomes, batizamos essa ferramenta da consultoria Ação-Reinvenção de “Design Vital”. Tudo partiu de nossa experiência prática e nasceu da nossa busca por um processo produtivo que gerasse mais impacto positivo para as pessoas e todo ecossistema envolvido, do começo ao fim da nossa cadeia produtiva, ou melhor, do começo ao recomeço.

A partir desse desafio, a Revoada vem experimentando novos formatos para a criação de produtos, de processos produtivos e das relações de consumo, utilizando como inspiração um híbrido de diversas ferramentas como a Economia Circular, o Cradle to Cradle, o Design Thinking e a Fluxonomia 4D.

E é essa exploração prática e híbrida que é a base da consultoria Acão-Reinvenção. Um processo vivo, criado para aguçar a inteligência sustentável dentro e fora da Revoada.

É a partir dessa mandala trabalhamos nossa vivência com as indústrias juntos aprofundamos o seu Posicionamento Sustentável, criamos Eco-Produtos, colocamos em prática Processos Produtivos Circulares e incentivamos cada vez mais as relações de Consumo Consciente.

O Ação-Reinvenção pode trabalhar todos estes pontos ou somente alguns, dependendo do projeto. As entregas acontecem de diferentes formas: planejamentos de projetos sustentáveis, criação e produção de novos produtos, entrega de relatórios de impacto e cases em vídeo que documentam todo o processo.

Nossa experiência nos mostra que é possível criar eco-produtos desmontáveis ou biodegradáveis com design, criar processos produtivos circulares e relações de consumo mais conscientes que gerem impacto positivo. Podemos mudar de um modelo linear de produção, que tem causado muitos danos ao planeta, para um modelo circular de produção capaz de gerar abundância de recursos e impacto positivo. Podemos olhar para a sustentabilidade a partir de uma visão 4D, plantando e colhendo resultados nas dimensões culturais, ambientais, sociais e financeiras. Podemos reinventar!

Fica o convite para as empresas e indústrias que tenham interesse em experimentar na prática estes novos processos. Acreditamos muito na troca de experiências, onde um ajuda o outro a se desenvolver e crescer. Juntos podemos gerar grandes mudanças, podemos agir e reinventar.

Vamos adorar conversar mais com você sobre tudo isso. Vamos voar juntos?!

Deixe um comentário