Design Vital e sua inteligência sustentável

Mandala Design Vital Revoada

Design Vital é um processo vivo, uma metodologia criada para aguçar a inteligência sustentável dentro e fora da Revoada. 

Mandala Design Vital Revoada
Mandala do Design Vital – Revoada

A partir da nossa experiência com a criação de produtos sustentáveis estudamos e aplicamos diversos conhecimentos e ferramentas que pra gente fazem muito sentido, como a Economia Circular e o Cradle to Cradle, o Design Thinking e a Fluxonomia 4D.

E é essa exploração prática e híbrida que batizamos de Design Vital, representada de forma sintética nesta mandala que norteia nossos projetos internos e de consultoria para outras empresas. Gostou?

Processed with VSCO with a5 preset

Mas afinal, o que é Design?

Idealizar. Projetar. Desenvolver. Pesquisar. Conceber. Elaborar. Resolver problemas. Sistematizar. Coordenar. Tudo isso é design, e muito mais! Foi-se o tempo em que relacionávamos o design somente à um produto arrojado, hoje o design é visto, cada vez mais, como uma potente ferramenta de mudança, o desenho para um novo mundo, para novos projetos.

Na Revoada o design permeia todos os nossos processos. O design pode dar forma para os nossos processos criativos e coletivos, assim como pode dar forma para um novo ciclo produtivo e também, claro, para a criação dos nossos produtos. Tudo junto, integrado, em fluxo. Por isso, vemos o design como uma forma de organizar pensamentos, ideias e sensações do mundo e por meio dele mesmo poder materializar e compartilhar esta experiência.

Acessórios feitos com câmaras de pneus ressignificadas.

e Vital?

Relativo à vida. O que é necessário para a manutenção da vida. O que afeta de maneira essencial. Estas são algumas das definições de Vital. Hoje temos falado muito em propósito, causa, essência. Afinal, o que realmente faz sentido?

Já diria uma frase por aí: ” O que faz sentir faz sentido”. É isso! O que é Vital nos ajuda a sentir a vida, a pulsar com ela. Pensando nisso, batizamos o processo de design da Revoada de “Design Vital” – o design que nasce pra potencializar a vida, o positivo, o ganha ganha, o bem estar no mundo. Buscamos o que é vital em cada ação nossa e de nossos parceiros e colocamos estes valores no centro do processo. E pra vocês, o que é Vital?

Design Vital é a inteligência sustentável da Revoada. Assim é o design que nasce pra potencializar a vida, o positivo, o ganha ganha, o bem estar no mundo. Esse é o norte do nosso voo!

Ficou interessado? No nosso site você pode conhecer um pouco mais! Ou se tiver alguma dúvida é só falar com a gente!

Deixe um comentário