Lote E04.2019: Alquimias urbanas

Banner Revoada Moda Sustentável e Brindes Corporativos

Os alquimistas estão chegando! Jorge Benjor já intuia esse momento no disco Tábua de Esmeralda, nome de um livro importante da alquimia ocidental, isso logo ali atrás nos idos do século XVII rs. Muitos acreditam que uma das principais práticas da alquimia, a de transformar metais em ouro, estava diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência. A pedra seria a mente “ignorante” que poderia ser transformada em “ouro”, ou seja, em sabedoria. Não é interessante esta metáfora? Bom, transformação e reinvenção são o que move a Revoada e por isso simpatizamos muito com os alquimistas.

Para exaltar ainda mais esse processo incrível de transformação vem aí o Lote E04.2019: Alquimias urbanas. As fotos desse editorial foram todas clicadas em uma Unidade de Triagem de Lixo Seco (uma UT), o Campo da Tuca, um grande parceiro e fornecedor da Revoada já há 06 anos. Sim, moda e lixo juntos no mesmo clic! Afinal a beleza pode vir de onde você menos espera, depende dos olhos de quem vê, não acham? Como todos vocês já devem saber, usamos o lixo como nossa fonte criativa e transformamos esse “metal” em novos produtos, nosso “ouro”, essa é a nossa alquimia! E pra que isso aconteça precisamos entrar em contato direto com o que sobra, com os materiais que chamamos de lixo e ver com outros olhos o que parecia não ter mais uso.

Para mergulhar nesse universo, o contato da Revoada com as Unidades de Triagem de Lixo seco foi fundamental. As UT’s são barracões localizados nas periferias da cidade, onde muitas pessoas trabalham diariamente separando nosso lixo, homens, mulheres, travestis…uma diversidade incrível de pessoas de todas as idades que abrem os sacos de lixo que chegam de nossas casas e analisam objeto por objeto vendo a sua potencialidade para poder ser reaproveitado e/ou reciclado. Já no primeiro contato com a UT do Campo da Tuca, na periferia de Porto Alegre,  tivemos uma grande surpresa: a alegria, organização e gentileza dos catadores de lixo. Aquele grande contraste nos chamava a atenção: de um lado lixo e mau cheiro e do outro pessoas alegres, cantando e brincando enquanto trabalhavam. Percebemos que era isso, era possível transformar! Transformar algo triste em alegria, transformar o fim em um novo recomeço.

E pra que alquimia da transformação seja possível, pense muito antes de gerar lixo, pense muito antes de misturar o lixo orgânico com o lixo seco. Lembre-se que tem pessoas que trabalham e obtem sua renda a partir da separação do lixo e o lixo misturado inviabiliza o trabalho destas pessoas. Você faz parte desta cadeia! Quando estiver em dúvida se a sua parte faz diferença, lembre dos aterros sanitários em meio a natureza e dos 500 anos que levam muitos destes resíduos para se decompor. Faça sua parte! O nosso presente e o nosso futuro agradecem.

Este editorial é uma forma singela de agradecimento ao Campo da Tuca, revelando a beleza que vemos nos seus barracões e nas pessoas incríveis que trabalham lá. Um agradecimento de coração por 6 anos de uma alegre e bonita parceria! Reparem na multiplicidade de cores e texturas presentes nesse universo do lixo, reparem na beleza das coisas e das pessoas. E falando em pessoas esse editorial foi um belo trabalho coletivo: convidamos a querida e sensível Tuany Areze para fazer as fotos, Akemi Ueno, Juliana Senger e Nego Minas para serem nossos “amigos-modelos” junto com a equipe do Campo da Tuca, o figurino orgânico e super cuidadoso das nossas parceiras Isadora Bertolucci e Amanda Atza, as marcas maravilhosas Me Gusta Brechó, WAS, Chamaquitas e Bypaulo,claro, as 5 mulheres-pássaro da Revoada Itiana Pasetti, Adriana Tubino, Silvia Mascarello, Thuani Lindemann e Silvia Kohek. Gracias pássaros queridos e sempre dispostos a fazer alquimias com a gente!

Vuelistas, aproveitem o Lote E04.2019, está aberto e lindo! Cada produto feito com muito carinho pra vocês! E lembrem, estas mochilas, bolsas, jaquetas e carteiras vieram do lixo e passaram pelas mão desses incríveis catadores, de costureiras de cooperativas, de muita gente até chegar em cada um de vocês. Muito especial, não? Cada produto é único, tem muita história e impacto positivo! Salve a alquimia, salve a transformação!

Lote E04.2019, aberto de 10/04 até 30/04 aqui no site!


One thought on “Lote E04.2019: Alquimias urbanas

Deixe um comentário