Você separa seu lixo?

Foto do Editorial Alquimias Urbanas

Queremos muito ouvir um SIMMMM : ) Mas se você, por acaso, ainda não separa o lixo em casa, vai ser muito legal ler esse post. A gente seguido ouve algumas pessoas falarem: – ah, eu não separo o lixo porque não vai ser isso que vai resolver o problema, não faz nenhuma diferença. Certo ou errado? Errado. Para que o sistema do lixo funcione bem todos os atores são muito importantes. Quando você separa o lixo em casa em orgânico e seco, você está dando o primeiro passo para que o seu lixo seco possa ser reciclado.

O próximo passo é encaminhar esse lixo para a coleta seletiva, garantindo assim que ele irá parar no lugar certo. Informe-se no seu prédio ou na sua rua, que dias e horários passa a coleta seletiva e aí é só deixar seu saquinho no momento certo pra ser recolhido pelos lixeiros (salve os lixeiros!). E pra onde vai o lixo seco? Aha, essa é uma ótima pergunta! O lixo seco, quando é recolhido pela coleta seletiva, vai para as Unidades de Triagem de Lixo (as UT’s), já ouviram falar? Já falamos um pouco aqui no post anterior quando mencionamos nossos queridos parceiros da UT Campo da Tuca, onde fizemos o ensaio fotográfico do Lote E04.2019.

Como funcionam as UT’s? Os caminhões de lixo chegam nas Unidades e descarregam nossos sacos de lixo seco e os recicladores, que trabalham nessas Unidades, vão abrindo saco por saco para tirar o que tem dentro e começar a separar o lixo nas esteiras. Aí temos alguns lembretes beeem importantes: 1 – sim, faz total diferença se você “ops” jogar o molho do macarrão junto com as caixas e embalagens, simplesmente ele pode “contaminar-sujar” todos os outros materiais que teriam possibilidade de serem reciclados; 2 – vidros e objetos cortantes devem ser bem protegidos para que evite acidentes durante o manuseio dos catadores, afinal eles usam as próprias mãos somente protegidas por luvas; E o que os catadores de lixo separam? De um lado tudo que será reciclado ou vendido como sucata, do outro lado o “rejeito”. Aí é bem legal entender uma coisa: os catadores somente separam o lixo e vendem para as empresas que irão reciclar, não são eles que reciclam, portanto a sua fonte de renda é somente a venda destes lixos para a reciclagem. O grande problema é que o mercado da reciclagem ainda é muito pequeno: apenas 3% de todo o lixo gerado são encaminhados para a reciclagem! É muito muito pouco ainda! Só é reciclado aquilo tem um comprador, alguém que compra das Unidades de Triagem de lixo para de fato reciclar, como por exemplo papelão, vidro, garrafa pet, etc. Ou seja, todo o resto, que até poderia ter potencial de ser reciclado, acaba não sendo por falta de compradores para reciclagem. Esse mercado precisa crescer! E o rejeito? Infelizmente tudo que “sobra” como rejeito ainda vai parar nos aterros sanitários, montanhas de terra em meio a natureza onde o lixo ficará por anos se decompondo.

O sistema do lixo sem dúvida ainda tem que melhorar muito, primeiro temos que começar a não gerar mais tanto lixo e o que for inevitável gerar deve receber destinações mais inteligentes e sustentáveis, como por exemplo: virarem nutrientes pra terra ou serem reaproveitados novamente como matéria-prima, justamente o que a Revoada faz. Sacou? Seu lixo, se for separado em casa, tem chance de ser vendido pelos catadores de lixo, gerando renda para esses trabalhadores, e ser reciclado, podendo ser reaproveitado novamente! Precisamos estar mais conscientes do nosso papel, essa mudança de mentalidade envolve muitas pessoas, especialmente os fabricantes e consumidores como nós, mas se não começarmos a fazer a diferença como vamos estimular este sistema a mudar? Podemos sim escolher melhor o que compramos, evitar a produção de lixo, estar mais conscientes sobre de onde vem e pra onde vão as coisas geradas no mundo; podemos sim separar nosso lixo em casa e estimular essa cadeia de reciclagem a crescer e se multiplicar. Bóra? Já visitou uma Unidade de Triagem de Lixo? A gente recomenda, é uma experiência forte e impactante capaz de estimular rapidamente a mudança de alguns de nossos hábitos ; )

Confiram aqui no site e nas redes as fotos do ensaio fotográfico para o Lote E.04.2019 e se inspirem pra essa mudança! Visite o Lote E04.2019 e veja como andamos fazendo com as câmaras de pneus e guarda-chuvas que compramos dos catadores de lixo e borracheiros ; )

Voamos juntos!

Deixe um comentário