ReTornar: Revoada + Toyota, uma linda parceria em movimento

Nos últimos meses andamos um pouco sumidas aqui do blog e das redes. Mas acreditem, muita coisa estava acontecendo por aqui. Estávamos gestando e deixando crescer um novo projeto. Afinal tudo tem seu tempo, né?! E é ótimo quando conseguimos respeitar o nosso tempo, o tempo das coisas. Basta observar as fases da lua, a troca das estações, existe um tempo natural pra que tudo aconteça.

E agora sim, chegou a hora. Queremos muito compartilhar com vocês o que andamos aprontando por aqui: tcharãnnn: – É com muita alegria que apresentamos o projeto ReTornar, uma parceria incrível da Revoada com a Toyota. Sim, você ouviu bem: Revoada + Toyota!

No começo deste ano a Toyota entrou em contato com a Revoada, pois eles achavam que poderíamos colaborar e somar em um projeto novo da empresa chamado ReTornar. Um trabalho que já tem dez anos e que já começou lindo, colaborativo e positivo.

E qual é a ideia do projeto? O ReTornar nasceu do desejo da Toyota de fazer uma destinação mais inteligente dos seus resíduos que seriam descartados, uma destinação que não só fosse correta, mas que pudesse gerar impacto positivo pras pessoas e pro mundo. Assim começou esta linda jornada!

No primeiro ano, o projeto ReTornar conectou com 02 grupos de costureiras, uma cooperativa e uma associação, localizadas no entorno de suas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba em São Paulo. A proposta foi fazer a doação de uniformes antigos dos funcionários da empresa para que as costureiras transformassem em novos produtos que seriam comprados pela própria Toyota depois de prontos.

A Toyota também aplicou a metodologia do TPS (Toyota Production System) auxiliando a organização e eficiência produtiva dos grupos. E assim a Toyota começou a descoberta de que os resíduos têm muito valor, podem ser ótimas matérias-primas se forem bem reaproveitados e podem gerar trabalho e renda para muitas famílias. Assista o vídeo do ano 1 do ReTornar:

Assista o vídeo do ano 1 do projeto ReTornar

E qual foi o desafio-convite da Toyota para a Revoada? A Revoada foi convidada para pensar junto com a Toyota um próximo grande passo para o ReTornar. Juntos, num processo de co-criação iremos desenvolver e aumentar o impacto positivo do projeto.

A Revoada vai ajudar a qualificar e estruturar o trabalho que já havia sido iniciado, agora visando a auto-sutentabilidade do projeto. Pra isso, vamos trabalhar diferentes pilares junto à Toyota e junto aos dois grupos de costureiras.

A essência do trabalho é: transformação. Transformação não só dos resíduos, mas principalmente a transformação das pessoas envolvidas no projeto.

Teremos as seguintes etapas na nossa jornada:

Mapeamento de Resíduos: Uma etapa inicial para pesquisar e analisar o que mais a Toyota possui de resíduos/matérias-primas para o projeto. Envolveremos nesta etapa também alguns fornecedores Toyota, iniciando um processo de ecologia industrial, onde diversas indústrias poderão trocar e colaborar juntas.

Comercial: Vamos definir uma estratégia comercial para que os grupos de costureiras possam vender seus produtos não só para a Toyota, mas também para outras empresas, afinal uma das premissas do projeto é a autonomia e desenvolvimento da cooperativa e da associação, para além da parceria com a Toyota.

Criação e desenvolvimento de produtos: Um momento incrível de mão na massa, que a gente ama fazer! Juntos vamos aprimorar o design dos produtos existentes e criar uma nova coleção de produtos a partir dos novos resíduos mapeados. Sim, design e sustentabilidade caminhando juntos de forma circular!! Upcycle puro!

Precificação: Pode parecer tarefa fácil, mas aprender a precificar e ser assertivo neste processo é super desafiador, juntos vamos precificar os novos produtos e aprender como se faz isso de uma forma mais fácil e sem grilos.

Sustentabilidade: O que de fato estamos fazendo? Isso é sustentável? O que é sustentabilidade, economia circular, impacto positivo, fluxonomia 4D? Vamos entender o que isso tudo significa e qual o real valor do processo que estamos fazendo juntos.

Comunicação: Hora de colocar esse trabalho lindo e pronto na rua, compartilhar, comunicar, gerar fluxo. Um trabalho que vai olhar para os canais de comunicação existentes e que podem ser aprimorados ou também para novos canais que possam ser criados para levar esse trabalho tão especial dos grupos de costureiras para o mundo.

Ufa! Demais, não é?! E o melhor de tudo, esse processo vai ser totalmente colaborativo, priorizando as trocas das diferentes sabedorias entre a Revoada, a Toyota e os grupos de costureiras. Um processo onde todos nós temos o que dar e o que receber, onde o que importa é o fazer juntos, somar, crescer e dar mais um passo.

Todo esse processo será registrado em em um vídeo-case e em um Relatório de Impacto feito a partir da Fluxonomia 4D, olhando pras dimensões cultural, ambiental, social e financeira, sempre em fluxo, gerando diferentes economias e valor.

Estamos super felizes de fazer parte dessa maravilhosa jornada com a Toyota, uma jornada que terá um ciclo de quase 1 ano de duração, de convivência e de construção coletiva.

É por isso que a Revoada tem gostado muito de fazer “consultorias”, vivências com outras empresas e indústrias. Vemos cada vez mais sentido nesta troca que pode ser tão poderosa, afinal as grandes empresas podem sim ajudar a mudar e melhorar o mundo e de uma forma mais rápida e poderosa.

Acreditamos nesta mudança! Na consultoria Ação-Reinvenção usamos a nossa ferramenta chamada “Design Vital”, baseada na nossa experiência prática e estudos de diferentes conhecimentos.

Queremos compartilhar e somar o que sabemos e aprendemos até aqui. Juntos podemos voar mais alto! Vamos voar juntos? Acompanhem tudo pelas redes. Estaremos compartilhando nosso processo-vivo com vocês, nossos queridos vuelistas!

Avante, seguimos! Revoé!

Deixe um comentário