Reinventar é uma FestA!

Roupa de guarda chuva feita na Oficina ministrada pela Revoada

Se inventar é um prazer, imagina reinventar?! Aqui na Revoada somos movidos pela reinvenção, nosso olhar vê as coisas no mundo sempre com diferentes possibilidades. Afinal, por quê uma coisa tem que ser somente uma coisa e não pode ser várias coisas diferentes?

O Sesc Pompéia sacou esse olhar da Revoada e nos convidou para a terceira edição do FestA, festival do aprender, que oferece gratuitamente diversas atividades para as pessoas descobrirem ou aprimorarem as suas habilidades do fazer. Um festival totalmente mão na massa!

Nesta edição o tema do FestA era: restaurar, reparar e ressignificar. Tiveram oficinas sobre conservação e reparos em tecidos, encadernações caseiras, aquarelas sobre astronomia, criação de monóculos, roupas feitas com guarda-chuva… Roupas feitas com guarda-chuva?! Simmm! E é aí que entramos nessa FestA!

A Revoada propôs para o Sesc Pompéia a oficina “Re-inventando Roupas”, nossa matéria-prima: tecidos de guarda-chuvas descartados no lixo. Nosso objetivo: chamar a atenção pra questão do descarte excessivo de lixo, apresentar nossa ferramenta de “design vital”, ampliar o olhar sobre a reinvenção de materiais e mostrar que fazer moda pode ser diferente, pode gerar impacto positivo!

Foram cinco dias da oficina “Re-inventando roupas” no Sesc Pompéia, entre os dias 19 e 22 de março quando estivemos em São Paulo criando e reinventando roupas.

Nossos elementos iniciais: pessoas totalmente diferentes e curiosas, agulha, linha, máquinas de costura, muiiitos guarda-chuvas multicoloridos, alguns pedaços de câmara de pneu para fazer acabamentos e alguns manequins de moulage.

Nosso norte: auxiliar os participantes a criarem lindas peças de roupas feitas com tecido de guarda-chuva, a partir da técnica de roupas instantâneas, podendo levar suas belas criações pra casa no final da oficina.

A trajetória? Linda, emocionante, circular, cheia de histórias, possibilidades, trocas e afetos a cada dia.

Nada melhor do que o depoimento de quem esteve lá com a mão na massa pra ilustrar esse climão todo:

“A oficina Re-inventando Roupas foi uma oportunidade única de mergulhar no mundo da moda sustentável e ao mesmo tempo colocar a mão na massa. Pudemos entender todo o processo de produção circular da Revoada e também criar peças a partir de tecido de guarda-chuva descartado. Tudo isso transformou meu jeito de ver a moda, de pensar em como consumi-la e continuar a valorizar o feito à mão, o upcycling, os resíduos”.
Elisa Marcia Pinto Braga – Participante

“Foi uma feliz experiência de trocas. Troca de saberes, troca de afetos, uma troca sobre a existência. Ressignificamos não apenas materiais de descarte, demos novos sentidos ao nosso próprio ser no mundo”.
Leandro Castro – Modelista convidado pela Revoada

Obrigada festival FestA, obrigado Sesc Pompéia e todas as pessoas incríveis que reinventaram com a gente! Foi realmente um prazer ver que juntos abrimos nossa mente e nossa consciência, aprendemos muito e vamos levar isso pra prática nas nossas vidas diárias.

Um obrigado super especial para equipe Revoada que esteve lá estes 5 dias mandando brasa nas criações com os participantes: Itiana Pasetti, Silvia Mascarello, Leandro Castro e Silene na condução da oficina – e Bárbara Muciollo – nos belos registros de foto e vídeo.

Voamos juntos! Reinventamos juntos! Uhuuu!

Deixe um comentário