Folia de Carnaval Revoada

Foto Bloco da Laje

Salve comissão de frente, alô alô bateria, salve a ala das baianas! Ah o carnaval, salve salve essa alegria contagiante! Fevereiro e março é festa espalhada por todo o Brasil! E tem pra todos os gostos: o mega carnaval de rua em Salvador, os bonecos gigantes de Olinda, os incríveis desfiles das escolas de samba do Rio e, claro, os maravilhosos bloquinhos de bairro. Já tem o seu preferido? Por aqui, vamos confessar, nosso coração bate mais forte por um bloco lindo, que transpira arte e irreverência por todos os poros. Um bloco que sai pelas ruas de Porto Alegre, o incrível Bloco da Laje!! Já ouviram falar? Essa trupe de músicos e artistas invade as ruas espalhando azul, amarelo e vermelho pelo ar e a gente dança e canta as música do bloco sem parar, que maravilha, quanta vida transborda na avenida, deu até pra rimar! Sintam o climax:

Bom, agora além dessa maravilhosa alegria toda, tem uma coisa bem baixo astral no Carnaval: o lixo! A quantidade de lixo que fica espalhado pelas ruas! A galera esquece no meio da empolgação que, sim, amanhã vai ser outro dia, como diria o glorioso Chico Buarque. Precisa ser assim? É claro que não, né gente?! Bóra fazer um carnaval mais consciente com alegria total e geral! Confira algumas dicas que pesquisamos e adoramos, se inspirem e experimentem!

Lixo no lixo

O lixo que fica pelas ruas pode entupir os bueiros e aumentar o risco de enchentes em dias de chuva, por maior ou menor que seja o seu lixo, coloque no lugar certo. Pode ser uma serpentina ou uma bituca de cigarro, lugar de lixo é no lixo. Dica: leve um pequeno saco plástico com você e tenha seu próprio lixo a mão, ele vai cair perfeitamente bem com a sua fantasia, é sucesso garantido ; ) Simples, né?!

Leve seu copo pra pular o Carnaval

Leve com você a sua caneca ou copo reutilizável, sabe aqueles retráteis?! São perfeitos pra levar na bolsa ou na pochete. E tem os copos que vem com um “mosquetão”, assim você pode prender na cintura e bailar livre, leve e solto. Assim, na hora de comprar bebidas dos vendedores de rua, você economiza os copos de plástico e produz menos lixo. Tim-tim!

Vá de Lata

Escolha bebidas vendidas em latas. As latas são altamente recicláveis e por isso mais sustentáveis do que as garrafinhas de vidro ou de plástico, por exemplo. A reciclagem de latas de alumínio gera renda para muitos catadores no Brasil. É bom pra você, pro meio ambiente e pros catadores. Nada como fazer escolhas conscientes, né?!

Canudinho, pra quê?!

O problema dos canudinhos é o mesmo do glitter: um plástico que vai ficar por aí no mundo, poluindo os oceanos e causando muitos danos ao meio ambiente. Já parou pra pensar na real necessidade de usar canudinho?! Não tem gente, não tem mesmo. Então pra quê usar se tá virando um grande problema no mundo, especialmente no mundo marítimo? Diga: – Não obrigada, prefiro sem canudo! E contagie os amigos a sua volta com essa simples atitude.

Brilhe mais: use glitter ecológico

Hoje já tem marcas bem legais que vendem glitter ecológico, que não contém microplásticos. O microplástico é um micro-grande problema. Se quiser saber mais leia essa matéria bacana no site da Ecycle: microplásticos. Ah e também é possível fazer seu próprio glitter natural em casa, olha que legal: Glitter ecológico: receitas caseiras para brilhar naturalmente. Você pode brilhar naturalmente, brilhe, brilhe, brilhe!

Faça seu próprio confete

Hora da criatividade, ao invés de comprar confete industrializado e depois de jogar deixá-lo sujando as ruas, que tal usar…..folhas secas?! Vá em uma praça ou parque, junte um saco de lindas folhas secas e tcharã, seus amigos vão ganhar aquele banho inesquecível de natureza, um presente seu, vindo direto das árvores. Já pensou que delícia?! Chuáááá…

Fantasia reinventada

A gente tava aqui conversando e chegamos a conclusão que no quesito fantasia, quanto mais criatividade melhor, não acham? É super sem graça encontrar outra pessoa com exatamente a mesma fantasia que a sua, talvez comprada até na mesma loja. Uma solução? Faça sua própria fantasia, invente! Pegue as peças mais estranhas e malucas que você tem no seu guarda-roupa, junte com aquela pena que você encontrou na rua e guarda dentro de um livro, misture com adereços de cabeça, corte, cole, costure, troque peças com os amigos…a imaginação não tem limites! Aqui na Revoada nós nos reunimos pra criar juntos. Cada um leva suas ideias e materiais pra compartilhar, diversão garantida e nota 10 no quesito originalidade! Ah, claro, você contribui pra circular uma energia já existente, a das peças usadas que já estão no mundo ; ) Deixa circular!

Gaste menos combustível

Carnaval e carro não ornam gente, nananinanina. Prefira ir caminhando, o caminho vai ser o começo do carnaval com os seus amigos, o famoso “esquenta”. Bike pode ser também uma ótima opção, depois é só “estacionar” por perto, com a trava de segurança, claro. Patinete? Depende da coordenação de cada um kkkkk. Se for mais longe, tem os transportes público como ônibus e metrô. O principal é: se beber, por favor, não dirija. A ideia é divertir cuidando de você e dos outros, senão é bad total, né?! Não precisa 😉

Cuide-se!

Beba muita água, suar desidrata o corpo sem a gente perceber. Reponha com água, leve a sua garrafinha. Use além de cores e glitter eco, o bom e velho protetor solar, é só lembrar daquele samba: “ala la ô ô ô ô ô, mas que calor ô ô ô ô, atravessando o deserto do Saara o sol estava quente que queimou a nossa cara”… melhor não, né?! Kkkkk. Prefira frutas e alimentos saudáveis, use preservativos e saiba dos seus limites, ninguém conhece você melhor do que você, a vida “ é bonita, é bonita e é bonita”.

Leve sua Pochete, Mochila Garoa ou Sacola Leva e Trás

Prefira bolsas menores e fáceis de carregar, deixe as mão livres pra soltar pelos ares ao som do Araketu! A nossa pochete é uma falsa pequena, se você pensar bem no que vai levar cada tudo que é essencial: chaves, dinheiro ou cartão, celular e ainda um batonzinho e um glitter, fica a dica 😉 Já na Mochila Garoa e na Sacola Leva e Trás cabe tudo isso e ainda mais… o saco de confetes de folha, uma capa de mulher maravilha, uma máscara de zorro…

Que venha o carnaval na avenida, estamos preparados! Divirtam-se muuuuiiito, dancem, cantem, abracem os amigos, beijem, amem… o Carnaval pode ser um ótimo momento pra celebrar a vida!

Beijos cheios de glitter nos nossos foliões vulelistas.

Deixe um comentário